05/09/2011

Como implantar mídias sociais em uma assessoria?



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Fato. Todo jornalista com menos de 25 anos passa pelo menos seis horas diárias na web. Podemos supor que metade desse tempo é gasto nas mídias sociais.  Contudo, no ambiente de trabalho, foi criada uma predisposição negativa quando o assunto é a liberação do acesso do setor de comunicação a essas redes. Tudo culpa do Orkut.
É fato que há quem gaste horas preciosas de trabalho batendo papo, namorando e vendo fotos. Mas também não é prudente ignorar a internet e o canal de publicidade gratuito e de longo alcance que ela é.
Há duas maneiras de convencer seu chefe de que não se está querendo fugir dos clippings e follow-ups. A primeira e menos aconselhável é fazer tudo para depois apresentar os resultados. Se tudo correr bem, ótimo. Você vai surpreender seus superiores e, além disso, ganha uma ferramenta aprazível de se trabalhar. Mas se der errado... Vai perder uma grande chance de inovar porque foi precipitado.
A segunda opção é pesquisar e planejar. É, vai levar mais tempo, você vai se perguntar por que estruturar tanto uma forma de comunicação tão dinâmica, mas é a postura mais adequada. Busque referências em outras empresas (concorrentes diretos, se possível), veja o que eles estão fazendo e o que você pode fazer melhor (nunca aplique uma ferramenta para seguir a concorrência, extraia o máximo de cada mídia). Veja também o uso que órgãos de renome e/ou oficiais estão fazendo de cada site.
Faça uma projeção de expectativa de fãs, seguidores, respostas e do tipo de ação a ser realizada. Sugestão: responda sempre. Se quiser abrir um canal de interação, interaja. Mídias sociais não foram feitas somente para divulgação de links. Jamais crie algo que não interessa à sua empresa e que, em poucos meses, será deixado de lado. Se não consegue produzir para o site, não crie perfis no Twitter, Facebook, YouTube, Flickr, entre outros.
Um alerta: essas redes são ferramentas de TRABALHO, para comunicação com clientes. Muito cuidado com a gramática e na forma com a qual você responde. Erros de português são imperdoáveis, principalmente quando vem de um espaço oficial da empresa.

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