19/03/2011

Hitchcock vai ao banheiro

O público de Alfred não podia passar por "aperto", para isso os momentos de tensão e direção eram sempre cadenciados, montados respeitando as necessidades fisiológicas do espectador.

http://wiflfag.net/blog/wp-content/uploads/2009/04/hitchcock083.jpg

Todos ficam tão vidrados em seus filmes que o aperto na bexiga, pernas cruzadas, corpo retraído nunca são sentidos. Preste atenção nisso. Alfred Hitchcock respeita a biologia do ser humano, faz com que se preocupem apenas com a ação. Como disse o diretor:
um filme deve durar até quando seu público tenha necessidade de ir ao banheiro.
E o que motiva uns e outros a fazerem o número um? Cachoeiras? Suspense? Cenas entediantes? Isso apenas o mestre do suspense poderia responder. Fato é que mortes são sublimes, mães são bizarras e filhos funcionam como álibi forjado.

O mítico ingês da trilha sonora irreverente, se tornou referência por cortar com uma simples, porém sincronizada, aproximação de câmera, sempre vigiando a vida de bailarinas, donas de casa e assassinos.

O revelador da Princesa de Mônaco, gordo e beberrão deixou sua marca na evolução e desenvolvimento da técnica cinematográfica. Contudo, o que mais me encanta são suas rápidas aparições em seus filmes.

Um comentário: