O Twitter parece uma fonte inesgotável de pautas, certo? Quais os critérios usados por você para verificar se um Trending Topic é confiável ou se é só especulação?
Um Trending Topic é sempre um Trending Topic. O que o deixa em destaque é a quantidade de citações daquele mesmo termo, portanto não existe possibilidade de saber se ele tem credibilidade ou não. Cabe cuidado na hora de apurar o que aconteceu para tal termo estar ali, tão frequentemente usado. Aí é necessário usar tudo o que for possível para uma apuração segura.
Em todos os blogs que tive, o maior desafio não é ser visitado e sim, ser comentado. Há um segredo para fazer com que os visitantes percam essa timidez em opinar?
Não sei, se tem eu realmente não sei. Esse tipo de interação pressupõe diversos fatores, como o tipo de leitor e o tipo de conteúdo que ele está a ler, o momento em que o leitor está ali acessando, dentre outros.
É possível fazer uma análise da linguagem em 140 caracteres? O twitter parece representar um salto na comunicação, mas e na linguagem?
O que costuma ser observado ali são adaptações (gramaticais, de conteúdo, etc) para atender as limitações de caracteres. Isso não é um salto, é apenas o processo natural de adaptação. Acontece em outros suportes também, por exemplo, na área de classificados de jornais, que têm míseros caracteres para anúncios, e para ter mais informação usam-se as mensagens abreviadas.
O 2º ETC-BH discutiu bem isso, não é? Quão árdua é a tarefa de fazer com que seus seguidores usem redes sociais literárias? É fácil fazer com que saiam da frente do Orkut, Twitter, Facebook e vão ler um livro?
Eu nunca obrigaria alguém a sair da internet para ler um livro. É um processo voluntário. Mas não sei falar sobre isso com propriedade, pois nunca vivi tal situação.
Já bloquearam seu blog uma vez em uma confusão com o twitter.com, certo? O que você acha dessas atitudes extremas tomadas sem nenhuma apuração no mundo virtual? Mesmo com o número crescente de crimes virtuais, é realmente necessário impedir o acesso primeiro e perguntar depois?
De forma alguma. Primeiro nossos líderes precisam entender o que acontece na rede, para depois tentar trabalhar nela. O que vemos na maioria dos casos são tentativas de censura e equívocos.
O que o Twitter tem de melhor? A infinidade de informações objetivas, a gama de links diversos, ou a falta de especificidade?
Como é a rotina de um jornalista digital? Dizem as más línguas que se vive 24 horas online. Como é feita a análise de mídias sociais?
Depende de qual seu papel real em um veículo ou empresa. Jornalistas precisam estar 24h conectados, independente da mídia em que trabalha. O profissional de mídias sociais já depende diretamente da conexão. Sem internet ele não é quase nada (risos).
Quais os melhores sites? Os melhores perfis no twitter? E qual a rede social mais completa para um jornalista?
O Google (risos).
Interessante a entrevista, hoje o mundo virtual enfrenta um grande problema... Como por exemplo Big Brothers e A fazenda..... sem comentários
ResponderExcluir