15/01/2011

Entrevista: Guilherme Bandeira

Mais uma entrevista do Sem Cautela. Agora, com o publicitário carioca Guilherme Bandeira, criador dos blogs Fandangos Suicida, e Olha que Maneiro.

Como você consegue conciliar seus vários blogs com a profissão?

Eu atualizo os blogs na madrugada, quase não durmo, por isso consigo conciliar a vida na agência e a vida de blogueiro e cartunista.

Com que tipo de artes você trabalha?

Comecei minha carreira como artista plástico, mas como no Brasil a arte não é tão valorizada, procurei algo que pudesse unir o útil ao agradável. Fiz publicidade e propaganda, abri uma agência (Boom Criações) em MG e hoje consigo fazer as duas coisas. Tudo que está relacionado com arte estou envolvido, desde pintura até escultura, Toy art e por aí vai.

Como surgiu a idéia do Fandangos Suicida? E porque esse objeto tão pitoresco como protagonista do seu blog?

A ideia surgiu por acaso, eu estava comendo um pacote de “Fandangos” e sempre cai algum no chão. Então, como sou meio maluco, viajei na ideia e pensei: “poxa, eles estavam quietos no pacote, e vem alguém e come (via oral) do nada, sem tempo de defesa”. Resolvi dar vida ao biscoito e quando dei conta já estava criando a história, tudo muito natural.

E que cuidados ter ao tratar de um Fandangos que quer se matar (visto que você pode ter um público bem jovem)?

Sempre digo que na verdade ele não quer se matar, apenas ficou muito triste por ter perdido a companheira e essa é uma saída muito mais simbólica do que real. Ele nunca consegue morrer, é um cara depressivo que perdeu a vontade de viver por ter perdido alguém que gostava.

De onde você tira as idéias para o Fandangos Suicida? A formação acadêmica influencia nisso também?

As ideias para as tirinhas surgem muito naturalmente. Pode ser uma situação vivida ou uma notícia na TV, mas sempre busco algo que seja atual e que consiga humanizar ao máximo possível o personagem. E a formação acadêmica ajuda sim, mas além disso é preciso observar tudo, ler muito, ficar ligado em tudo que acontece a sua volta.

Tem sites que você sempre segue? Quais?

Eu sigo todos aqueles que publicam ideias maneiras, um exemplo é o site “Malvados“, acho o humor bem inteligente e tiradas super engraçadas. Sigo também alguns sites como Brainstorm9, CCSP, entre outros.

Quais desenhistas são suas referências?

Se eu for responder isso, acho que ficarei aqui pra sempre, mas existem alguns que posso citar: Ziraldo, Mauricio de Souza, Will Eisner, Scott McCloud, Laerte, Angeli, Henfil, Gustavo Duarte e muitos outros. Sempre uso como referência aqueles que fizeram e fazem a diferença no mercado.

Que outros blogs de quadrinhos ou cartuns você indica?

Indico os blogs:
www.malvados.com.br; www.umsabadoqualquer.com; www.geekcats.com.br; que são de uma galera nova que vem desenvolvendo um trabalho maneiro.

E claro, o blog www.fandangossuicida.com.br (risos).

132 - Fandangos Suicida - AGORA VAI
132 - Fandangos Suicida - AGORA VAI

Nenhum comentário:

Postar um comentário