21/02/2011

Reservoir Dogs



Não espere uma obra bem trabalhada, com fotografia sutil, trilha sonora orquestrada. Escolhi um dos meus filmes favoritos. Que é bastante violento, sangrento e inspirador.


“Cães de Aluguel” (Reservoir Dogs) é o primeiro longametragem dirigido pelo Quentin Tarantino (sim, é dirigido mesmo, muita gente diz que ele só escreveu e produziu, mas ele mandou no negócio também), lançado em 1992. Conta a história de seis ladrões profissionais que não se conhecem e são escalados para assaltar uma joalheria. Mas, como em todo filme que se preze, alguma coisa sai errado.


O destaque do filme é o roteiro, do próprio Tarantino, que ja apresenta aqueles diálogos que fogem do cerne da trama, mas humanizam os personagens. Quem não gosta do papo da maionese nas fritas de Pulp Fiction (vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes), hã? Não viram? Aluguem, comprem ou procurem no youtube. Porque Tarantino não é só Kill Bill.

Outro aspecto que torna o filme inspirador, principalmente para quem quer começar a filmar é perceber o quão barato um filme pode ser. Um longa com 13 mil dólares? Ele mesmo quem disse, tá no DVD.
Eu nem tentei vender “Cães de Aluguel”. Mas eu poderia fazer “Cães de Aluguel” em 16mm com US$ 13 mil. Eu poderia fazer meu filme. Eu não precisava fazer concessões. Se me dessem um milhão, legal, mas eu podia fazer com US$ 13 mil em 16mm. Seria em uma garagem, mas tudo bem.
Certamente, após a entrada de Harvey Keitey (de Mean Streets e Thelma & Louise), muita grana entrou, mas a idéia inicial prova que filmar não é tão caro como se pensa. Se você acha que tem talento, siga em frente.

Definitivamente, e mesmo pela característica do filme, não há nenhum trabalho memorável de fotografia (ou será que há e você não consegue perceber?), nem de maquiagem, mas nada que deixe a desejar. O que eu gosto, no entanto, é a trilha sonora. Os Hits dos anos 70 transformaram uma trama urbana de um bando de ladrões em um clássico. Não se sabe de quê exatamente, comédia, policial, mas ainda assim um clássico.

2 comentários:

  1. Olá,assisti ao filme hoje e posso dizer que adorei!Muito bom!Conseguie ser violento e engraçado ao mesmo tempo.Coisas de Tararantino...
    Enfase para a trilha sonora.Genial!

    ResponderExcluir
  2. Não sei, mas deve ser impressão minha uma das caracteristica dos filmes de Tarantino é quem quase ninguém fica vivo, mesmo você ali torcendo na hora de filme... acontece de inesperado aquele personagem que vc queria que vivesse morre. E quando aquele que deixa vivo, não tem um final muito feliz. POr isso alguns filmes que assisti dele eu gostei.

    ResponderExcluir